viernes, 15 de marzo de 2013

Educar, o melhor modo de celebrar o Dia da Mulher


Dia Internacional da Mulher, que se há de celebrar amanhã, dia 8 de março, a Pastoral Afro-brasileira convida a todos/as a continuarem a combater as desigualdades que atingem as mulheres, sobretudo nos países pobres.
Nascer mulher significa, mesmo em 2013, ter mais probabilidades de viver em condições de pobreza, ser marginalizado e ver violados os próprios direitos fundamentais. Mais de 500 milhões de mulheres são analfabetas; mais de 40 milhões de meninas não frequentam a escola; meio milhão de mulheres morrem todos os anos durante a gravidez ou no parto; muitíssimas as mulheres atingidas pela AIDS; as mulheres dispõem de apenas 10% dos recursos mundiais, mas contribuem nos dois terços das horas de trabalho... São cifras que se distanciam de muitíssimo da Declaração para a luta contra a discriminação e a desigualdade de gênero, firmada em 1995, por ocasião da Conferência Mundial sobre as Mulheres, em Pequim.
O papel das mulheres é fundamental para o desenvolvimento dos povos e para a luta contra a pobreza. A educação das meninas pode ajudar às meninas de rua, à alfabetização feminina, à maternidade, às atividades e às conferências para conscientizar as mulheres dos próprios direitos; a formação de mulheres para líderes das comunidades locais. A educação da menina e da mulher é essencial para promover a sua autonomia e fazer com que elas possam ter uma sua própria voz e vez. Educar uma mulher é educar todo um povo.
VIVA TODAS AS MULHERES QUE LUTAM!
VIVA AS MULHERES INDIAS E NEGRAS, GUEREIRAS, LUTADORAS E RESISTENTES.
NOSSO ABRAÇO E ESTAMOS JUNTOS NAS CONQUISTAS.

Pe. Jurandyr - Pastoral Afro-brasileira


miércoles, 6 de marzo de 2013

Historial / jerarquía del blog anterior


El blog anterior tenía una dirección que no correspondía con su tema real, HistoriadelaPastoralAfro.  Trataba temas pastorales afro en general, por eso se cambió al presente, Pastoral Afro en América.  Para que nuestros seguidores no pierdan el hilo de los temas tratados en el blog, presentamos el historial de entradas publicadas hasta hoy:

¡Buen viento y buena mar!